Na cozinha do Chef

26/04/2010

Escolha, armazenamento e tipos de Cebola.

Filed under: cozinha,dicas — ratatouille @ 11:16
Tags: , , ,

Escolher

As cebolas devem ter uma boa cor sem manchas visíveis nem sinais de rebentos. Devem ser firmes – as cebolas que foram expostas à geada são moles, pelo que deve ter cuidado se o tempo estiver bastante frio.

Armazenar

As cebolas devem ser guardadas num local fresco e seco como uma despensa ou no exterior; onde se manterão durante 3 a 4 semanas. Não as guarde no frigorífico pois ficarão moles. Não guarde cebolas cortadas pois o seu aroma contaminará alimentos os que entrarem em contacto.

Cebolas amarelas
As cebolas mais comuns com casca castanha-dourada semelhante a papel. Têm um forte sabor a cebola. São ideais para usar em qualquer prato cozinhado.

Cebolas Vidalia
Uma cebola americana cultivada no sudeste da Geórgia. A Vidalia é muito doce, crocante e suculenta, com um trago picante. Boa crua, cortada em rodelas finas em saladas. É boa assada.

Cebolas Bermuda
Outra cebola grande, ligeiramente mais atarracada do que a cebola espanhola. Sabor suave. Boa crua em saladas.

Cebolas vermelhas
Por vezes chamadas cebolas italianas. Por baixo da bonita pele vermelha escura-púrpura a polpa é branca, com riscas vermelhas. A polpa é muito doce e suculenta. Óptima crua em saladas ou cozinhada em certas receitas que pedem uma doçura distinta.

Cebolas brancas
Uma cebola americana com uma casca branca pura. O sabor é bastante forte e pungente. Usada sobretudo para cozinhar, onde dá um excelente sabor. Boa em saladas se se quiser um sabor forte a cebola.

Chalotas
Uma cebola pequena que se divide em dois ou mais dentes quando descascada. Tem menos cheiro do que a cebola comum e é considerada mais suave e mais fácil de digerir. Um legume aromático usual na cozinha francesa, a chalota é usada numa série de receitas clássicas. As chalotas desfazem-se quase por completo quando cozinhadas, mas não as deixe alourar ao salteá-las pois ficarão amargas.

Cebolinhas de conserva
Cebolas minúsculas brancas ou pálidas. A Paris Silverskin é branca pura e do tamanho de um berlinde. A Giant Zittau é maior e tem uma casca mais escura. Usada para pickles, e em espetadas e para qualquer receita onde precise de uma cebola pequena.

Cebolas-pérola
Maiores do que as cebolas de conserva. estas são também conhecidas como cebolas-bebé ou botão. Têm um sabor delicioso e delicado. As cebolas-pérola são particularmente doces e podem ser usadas numa vasta variedade de pratos.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: